Que atire a primeira pedra quem nunca teve um susto ao abrir a fatura do cartão de crédito. O problema é que faturas altas nem sempre se encaixam no orçamento e é aí que as dívidas começam.
Se você está com dívidas no cartão de crédito, saiba que dá para limpar seu nome seguindo algumas dicas especiais de finanças. A seguir, confira quais são e aproveite para adotá-las para sair dessa enrascada.
6 dicas para quitar dívidas no cartão de crédito
Você conseguirá se livrar das dívidas no cartão de crédito com mais facilidade ao seguir estas dicas infalíveis, reorganizando suas finanças:
-
Coloque tudo na ponta do lápis
O primeiro passo é encarar a realidade de frente. Faça uma lista de todas as suas dívidas no cartão de crédito, incluindo o valor total, a taxa de juros e o vencimento de cada uma. Pode parecer assustador, mas saber exatamente quanto você deve ajuda a traçar um plano de ação.
-
Priorize as dívidas com juros mais altos
As taxas de juros do cartão de crédito são as mais altas do mercado. Portanto, priorize o pagamento das dívidas com os juros elevados. Isso evitará que sua dívida cresça ainda mais.
Se você tiver vários cartões, pague pelo menos o valor mínimo de todos, mas concentre seus esforços em quitar primeiro o que tem a maior taxa de juros. Assim, você reduzirá a possibilidade de a dívida virar uma bola de neve.
-
Negocie com seu banco
Você sabia que é possível negociar condições de pagamento melhores com o banco credor? Para isso, entre em contato com a instituição financeira, explique sua situação e tente negociar o pagamento da dívida.
Muitos bancos estão dispostos a oferecer parcelamentos com juros menores ou até mesmo descontos para pagamentos à vista. Não tenha medo de pedir uma revisão do seu contrato, pois a chance de pagar menos é grande.
-
Considere um empréstimo pessoal para trocar dívidas
Empréstimos pessoais geralmente têm taxas de juros menores do que as do cartão de crédito. Se você conseguir um empréstimo com juros mais baixos, use-o para quitar suas dívidas no cartão de crédito.
Isso pode simplificar seus pagamentos e economizar um bom dinheiro em juros a longo prazo. Na prática, você vai trocar uma dívida pela outra, mas com condições de pagamento melhores, por isso compensa.
-
Saiba quanto você ganha, gasta e poupe dinheiro
Quando o assunto é quitar dívidas de cartão de crédito, é fundamental saber exatamente quanto você ganha e quanto gasta. Seu primeiro passo é listar todas as suas receitas, ou seja, o que entra de dinheiro mensalmente.
Depois, liste suas despesas fixas e variáveis. Isso inclui desde as contas de água, energia elétrica e moradia, até aquele cafezinho que você costuma tomar fora de vez em quando.
Em seguida, verifique quais são as despesas desnecessárias e corte todas, se possível. Assim, você pode direcionar mais dinheiro para pagar suas dívidas. Pequenas mudanças, como cortar delivery e fazer mais comida em casa, podem fazer uma grande diferença no seu orçamento, gerando uma boa economia.
-
Evite dívidas novas
Pode parecer óbvio, mas é essencial evitar fazer dívidas novas enquanto você está tentando quitar as antigas. O ideal é que guarde o cartão de crédito em um lugar seguro e use-o apenas em emergências. Prefira pagar à vista sempre que possível.
Seguindo essas dicas, você pode começar a limpar seu nome e recuperar o controle sobre suas finanças. Lembre-se: o mais importante é não desanimar e agir com planejamento e disciplina.
Leia também: Confira 8 truques simples para economizar dinheiro e transforme suas finanças