Há quem pense que não dá para ter plantas bonitas e baratas em casa. Mas se procurar direito, encontrará espécies incríveis para decorar seu lar, sem gastar uma pequena fortuna nelas.
Para facilitar seu trabalho, preparamos uma lista com 4 plantas bonitas e baratas que você pode ter em casa. O melhor? Todas têm cuidados simples, portanto, não é preciso ser especialista para mantê-las vivas. Conheça, a seguir, quais são essas plantinhas!
Plantas bonitas e baratas: conheça as 4 principais
Você sabia que existem plantas bonitas e baratas que dão muito mais charme e personalidade para a decoração de seu lar? Além disso, são perfeitas para conferir toques de cor ao espaço, deixando-o ainda mais incrível. Veja quais são as principais:
-
Dinheiro-em-penca
A planta dinheiro-em-penca se destaca por ser ramificada e volumosa, inclusive por ter um efeito pendente que transforma a decoração. Dá para deixar essa planta em prateleiras e nichos, bem como em estantes.
Além de ser bonita e barata, essa plantinha chama a atenção por seu significado: acredita-se que ela traga mais dinheiro e fartura para seu lar. Por isso, vale muito a pena ter essa espécie na decoração, seja em ambientes internos ou externos.
Embora seja uma planta de folhagem, ela não é somente verde. Por isso, dá cor para o espaço, ajudando a diferenciá-lo. Ao expor o dinheiro-em-penca ao sol, suas folhas ganham um tom avermelhado especial.
-
Lírio da paz
Quer ter plantas bonitas e baratas em seu lar, inclusive espécies que floresçam? Então, você precisa garantir um lírio da paz, que é uma espécie perfeita para cultivo em ambientes internos.
Não é para menos, afinal, trata-se de uma planta de meia sombra. Em outras palavras, o lírio da paz gosta de ambientes iluminados, mas não de ficar diretamente no sol, que pode queimar suas folhas e flores.
O lírio da paz tem folhas de um verde intenso e dá flores brancas, que formam um contraste bonito. Isso ajuda a planta a se destacar no ambiente, tornando-o muito mais bonito.
No verão, o lírio da paz tem crescimento acelerado e costuma dar mais flores. É uma planta que não demanda regas frequentes, somente que seu solo fique levemente úmido.
-
Filodendro
O filodendro é um gênero de planta trepadeira. Há vários tipos, como o filodendro roxo, xanadu e a versão pink princess, que tem folha verde e rosa. Você pode cultivar essa planta em vasos, tendo um visual elegante na decoração.
É simples cuidar do filodendro: recomenda-se que regue a planta duas vezes por semana, deixando o solo levemente úmido. O vaso deve ficar em um local iluminado, porém longe da incidência direta do sol.
Possui pets em casa? Então, atenção a um detalhe: o filodendro é uma espécie tóxica para cães e gatos. Portanto, se for cultivá-lo, é importante mantê-lo longe dos animais de estimação.
-
Alpínia
Se você gosta de plantas que fogem do óbvio, a alpínia é uma excelente alternativa! Trata-se de uma espécie que possui flores brancas, com brácteas (estruturas que protegem as flores) rosas ou vermelhas.
Mas atenção a um detalhe: é uma planta de grande porte, que pode chegar a dois metros de altura. Por isso, fica linda em vasos grandes que funcionam como o destaque da decoração.
A alpínia dá flores rústicas o ano todo e tem manutenção descomplicada: ela precisa de podas de limpeza, para remoção de folhas e flores secas. Além disso, a rega deve ser feita apenas para manter o solo úmido.
Outro cuidado é manter a planta em sol pleno. Logo, se for cultivá-la em ambientes internos, deixe o vaso perto da janela ou na varanda, para aproveitar a luz solar.
Gostou dessa seleção de plantas bonitas e baratas? Aproveite para escolher a sua preferida e use na decoração!